Semfaz registra mais de 600 mil atendimentos presenciais e online durante a pandemia


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As atividades no âmbito da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), não foram paralisadas durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No período entre março a agosto, o fisco municipal registrou 616.190 atendimentos, dentre eles, 22.349 foram presenciais e 593.841 foram registros de acessos ao portal do órgão (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br).
 
Mesmo com a pandemia, as atividades presenciais no fisco não foram paralisadas, com isso, a Prefeitura de São Luís criou diversas ações com o objetivo de conter a aglomeração de pessoas nos órgãos públicos. Assim, a Semfaz modernizou seu sistema para que o contribuinte pudesse, de casa, pelo celular, notebook ou tablet, acessar os serviços municipais sem a necessidade de se deslocar até a sede do órgão.
 
Entre os meses de março a agosto, a Semfaz identificou o crescimento nos acessos ao site da Secretaria. Nesse período, foram verificados 104.647 novos usuários que acessaram, pela primeira vez, o site da Semfaz em busca dos serviços online. Para o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, estes resultados decorrem da variedade de funcionalidades disponíveis no portal. 
 
“Constantemente a equipe da Suainfo trabalha com a modernização do sistema, disponibilizando novas aplicações e funcionalidades, para que o contribuinte tenha o acesso mais facilitado aos serviços do fisco municipal. No site da Semfaz, o contribuinte pode emitir guias dos mais diversos impostos municipais. Durante a pandemia, lançamos a adesão online ao Refaz que foi um sucesso. O nosso objetivo é sempre facilitar o acesso do cidadão aos serviços municipais”, explicou Delcio Rodrigues. 
 
De acordo com relatório de atendimentos presenciais, os serviços municipais que obtiveram maior busca no período citado, foram o setor de Protocolo, com 7.056 atendimentos, o IPTU, com 5.531, seguidos pelos serviços de emissão de guia e diploma de Alvará, com 3.565 atendimentos e emissão de NFSe, totalizando 2.929 demandas. No relatório, o mês de julho, acumulou mais atendimentos, sendo realizados 6.982 
 
Ainda durante a pandemia, a Prefeitura lançou mais uma edição do Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Municipal de São Luís – REFAZ 2020, que tem como objetivo principal a negociação de débitos com o fisco e dessa vez, com a adesão online, que afetou diretamente no aumento dos acessos ao site e também o atendimento presencial. Com adesão até o dia 31 de agosto, os contribuintes podem negociar débitos de IPTU, ISS, Alvará, Taxas e outros, apenas com o seu credenciamento no site.
 
Para o contador Anderson Santos, a facilidade no acesso ao site o auxilia a resolver todas as suas demandas com o fisco municipal com celeridade. “Nesse período de pandemia e isolamento social, eu e muitos colegas de profissão optamos por resolver a maioria dos nossos trabalhos pela internet. A Semfaz, como sempre, é um dos órgãos públicos que nos possibilita isso. Lógico que ainda temos nossas demandas presenciais, mas o que pode ser resolvido com praticidade, ajuda muito nessa rotina corrida”, falou o contador. 
 
Atendimento Semfaz 
 
A Semfaz disponibiliza diversos postos de atendimento. A sede da Secretaria, localizada na Avenida Kennedy, n° 1455, Bairro de Fátima, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O plantão fiscal – ao lado do setor de atendimento, atende as demandas vinculadas ao setor de fiscalização e ao Simples Nacional, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O posto de atendimento localizado na unidade do Viva – Shopping da Ilha, funciona de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h. 
 
Para demandas internas, os contribuintes só são liberados com autorização disponibilizada no setor de atendimento da Semfaz. Demais informações, estão disponíveis no portal da Semfaz (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br) e/ou podem ser encaminhadas ao e-mail: info@semfaz.saoluis.ma.gov.br. 

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